Quem está aprendendo agora a investir, já deve ter ouvido falar que o caminho é começar pelos investimentos de renda fixa. Essa recomendação tem uma razão de existir: a renda fixa oscila menos que os ativos de renda variável. Além disso, esse tipo de investimento garante um retorno sobre o valor aplicado. Esse rendimento pode ser conhecido no momento da aplicação ou atrelado a um indicador da economia.
Um desses indicadores é a taxa básica de juros, a Selic. A taxa Selic, basicamente, influencia todas as demais taxas de juros do país, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e no seu cartão de crédito. Ela também afeta o retorno de muitas aplicações financeiras, principalmente as de renda fixa.
Existem vários ativos de renda fixa influenciados diretamente e indiretamente pela taxa Selic, mas os mais populares são a poupança, os títulos do Tesouro Direto e os CDBs. Com a Selic a 15% ao ano, esses ativos ficam mais atraentes para quem quer investir. Saiba quanto renderia R$ 1 mil nesses investimentos.
No aplicativo do Nubank, você tem acesso a esses e outros investimentos. É possível escolher ativos que acompanham o CDI como aqueles mais arrojados, como ações e fundos de investimentos. No Nubank, os clientes não precisam do app ou acessar ferramentas complicadas para investir. Você encontra o portfólio de investimentos do Nubank na segunda aba do app – identificada pelo símbolo do cifrão ($), e consegue acompanhar de perto a evolução da própria carteira.